Coluna Evangélica

Coluna Evangélica | Boas Novas – Fake News

07/06/20 - 17:05

Por Fátima Massula Dutra

“Fake News” significa “Notícias Falsas”. É uma forma de comunicação baseada na distribuição deliberada de desinformação, de boatos e fatos que não existem, através de jornais, televisão, rádio, internet ou mídias sociais. Este tipo de notícia é publicada com a intenção de enganar as pessoas, a fim de obter ganhos financeiros, políticos ou sociais, muitas vezes com manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar a atenção.

 

Estava fazendo a leitura bíblica diária e vi que as fake news existem há muito tempo. Veja 2 Samuel 15:2-12. Esse capítulo fala de Davi e seu filho Absalão. Davi era o rei e Absalão queria tomar o reinado de seu pai. Então ele começou a divulgar fake news. As pessoas vinham falar com o rei Davi quando tinham alguma demanda, mas Absalão ficava na porta dizendo que o rei não podia atendê-las, uma mentira. Dizia que seria bom se alguém pudesse ouvi-los porque a causa deles era boa e reta. Estendia a mão, abraçava-os e beijava-os. O versículo 6 diz: “Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel”.

 

Fake news furtam o coração dos homens. Absalão continuou a mentir e enganar o povo com o objetivo de tomar o poder. No versículo 10: “Enviou Absalão emissários secretos por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão é rei em Hebrom!” A consequência das fake news do versículo 10 está nos versículos 11 e 12b: “De Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele negócio. (...) E crescia em número o povo que tomava o partido de Absalão”.

 

Ao ler esta porção na Bíblia, lembrei do que estamos presenciando hoje. Jesus disse em João 8:44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira”. Salmo 119:163 nos traz uma direção. “Abomino e detesto a mentira, porém amo a Tua lei”. Essa deve ser a nossa escolha: detestar a mentira e amar a verdade. Que o Senhor Jesus te abençoe e te guarde até o fim! Amém.

 

Fátima Massula Dutra

bookafe@setelagoas.com.br

Fátima Massula Dutra

Veja Mais